Especial Doces Portugueses – Chuviscos Portugueses

chuvisco é um doce brasileiro, feito à base de ovos, com origem portuguesa. O doce chegou ao Rio de Janeiro com a vinda da Família Real.

Doce feito à base de gemas de ovos, cuja receita saiu certamente dos conventos portugueses e ganhou espaço nas cozinhas populares, sua forma é de uma gota de chuva, daí seu nome Chuvisco.

CHUVISCOS PORTUGUESES

Ingredientes:

19 gemas e uma clara;

01 gota de corante gel amarelo gema (opcional);

12 gramas colheres de sopa rasa de farinha de trigo Donatéa;

01 colher de café de fermento em pó;

01 colher de chá de essência de baunilha.

Modo de preparo: Numa batedeira coloque as gemas e a clara, bata em velocidade alta até dobrar o volume. Acrescente o corante bata mais um pouco. Diminua a velocidade da batedeira e vá acrescentando aos poucos oito colheres de farinha de trigo Donatéa, apenas para misturar. Adicione o fermento em pó e misture nas gemas. Com uma colher de pau, cubra com um pano úmido para não ressecar.

Primeira calda (onde serão cozidos os chuviscos): 1 ½ kg de açúcar refinado,2 xícaras de chá de água,1 colher de chá de manteiga sem sal.

Modo de preparar: Numa panela fora do fogo misture o açúcar com a água e leve ao fogo médio, deixe ferver até ponto de fio grosso.

Dica: Para saber o ponto da calda, suje o garfo com a massa e passe na calda. Se espumar está no ponto ideal.

Na hora de cozinhar os chuviscos, coloque uma colher de chá de manteiga na calda.

Com uma colher de chá apanhe porções de massa, passa outra colher nas bordas para tirar o excesso e pingue na calda de uma só vez, puxando rapidamente para formar uma gota. Deixe os chuviscos ferverem por quatro a cinco minutos. Retire-os com uma escumadeira. Depois de uns dois minutos coloque duas colheres de sopa de água quente  para que a calda não cristalize.

Segunda calda (para fazer os chuviscos em calda): 1 kg de açúcar refinado, 500 ml de água, 1 colher de sopa de essência de baunilha.

Modo de preparar: Numa panela fora do fogo misture o açúcar com a água e leve ao fogo médio para ferver até o ponto de espelho. Acrescente uma colher de sopa de essência. Se quiser a calda menos doce diminua a quantidade de açúcar.

Terceira calda (para cristalizar os chuviscos): 1 kg de açúcar, ½ xícara de chá de água.

Modo de preparar: Em uma panela fora do fogo misture o açúcar com a água e leve ao fogo para formar uma calda. Passe os chuviscos pela calda grossa, deixe ferver rapidamente, retire e coloque em uma peneira deixando escorrer. Ainda quente passe-os no açúcar cristalizado, colocando-os sobre papel toalha deixando até secar.

Observação: Quando estiver fazendo a massa dos chuviscos, pode-se colocar cerejas picadas, nozes, castanhas ou damascos.

Que delícia, é uma receita mais trabalhosa de fazer, mas o resultado é maravilhoso!

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*