Especial Doces Portugueses – Pastéis de Nata (Belém)

Você sabia que os Pastéis de Nata ou Pastéis de Belém são uma das mais populares especialidades da doçaria portuguesa? Sim, uma marca registrada e autêntica de Portugal!

Embora se possam saborear Pastéis de Nata/Belém em muitos cafés e pastelarias no mundo todo, a receita original é um segredo exclusivo da Fábrica dos Pastéis de Belém, em Lisboa.

O Pastel de Belém de verdade só pode ser encontrado na cidade de Belém, em Portugal.

Pastel de Nata, por sua vez, é a versão vendida em todo o mundo, inclusive em Portugal, fora da cidade de Belém e dos arredores do Mosteiro de Jerônimo.

Pastéis de Nata (Belém)

Massa folhada

Ingredientes:

500 gramas de farinha de trigo Donatéa;

02 gemas;

100 gramas de margarina;

01 colher de café de sal;

1 ½ xícara de chá de água;

360 gramas de margarina de folhados.

Modo de preparo:

Em uma tigela coloque os cinco primeiros ingredientes. Amasse até que a massa faça bolhas. Deixe descansar por uma hora com pano. Divida a gordura em três partes iguais. Abra a massa com o rolo e cubra com 1/3 da margarina e polvilhe com uma colher de sopa de farinha de trigo. Dobre em quatro e deixe descansar 15 minutos. Repita este procedimento com o restante da margarina. Abra a massa bem fina, corte rodelas e forre com elas forminhas de empadas. As forminhas devem ser molhadas em água antes de aplicar a massa. Coloque o recheio e asse em forno quentíssimo.

Recheio: 500 gramas de açúcar, 250 ml de água, 75 gramas de farinha de trigo Donatéa, 190 ml de leite, 12 gemas passadas pela peneira, 01 colher de chá de essência de baunilha.

Modo de preparo: Ferva o açúcar com a água até obter uma calda fina. Bata no liquidificador a farinha de trigo com o leite e misture na calda mexendo até engrossar. Retire, deixe esfriar, adicione as gemas e a baunilha.

Agora é só aproveitar e degustar esse pastelzinho delicioso….

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*