“Transforme sua Paixão em Renda” – Especial de Páscoa – Donuts

Especial de Páscoa! O donuts, doughnut, dónute, rosca ou rosquinha é um pequeno bolo em forma de rosca, popular nos EUA e de origem incerta. Quem é apaixonado por doces com certeza irá aprovar essa rosquinha, que consiste numa massa açucarada frita, que pode ser coberta com diversos tipos de coberturas doces coloridas, como por exemplo chocolate, granulados….

O Donut é realmente um caso de amor no mundo inteiro de dar água na boca só de pensar.

Ótima opção para presentear seus amigos e familiares, além de ser também um doce que pode ser comercializado! Confira abaixo mais está receita do Projeto Transforme sua Paixão em Renda:

Ingredientes:  MASSA:

  • 1 xícara de leite (240 ml)
  • 5 colheres de sopa de açúcar (65 g)
  • 1/2 colher de chá de sal (2 g)
  • 2 ovos
  • 5 colheres de sopa de manteiga ou margarina (75 g)
  • 1 colher de chá de essência de laranja ou baunilha (opcional)
  • 4 xícaras de farinha de trigo Viviana (500 g)
  • 2 colheres de chá de fermento biológico instantâneo, ou 1 tablete pequeno de fermento fresco
  • 1 colher de chá de melhorador de farinha (opcional)

Cobertura:

  • 300 g de chocolate meio amargo picado.
  • 250 g de creme de leite espesso.

Modo de preparo:

MASSA: Ponha os ingredientes na cuba da batedeira pela ordem acima descrita e ligue a máquina. Dê uma olhada depois de 5 minutos e veja se a massa tem a consistência desejada: mais macia que pão, mas não grudenta. Corrija com bocadinhos de farinha caso ela esteja muito mole. Ajeite a massa na cuba/tigela, cubra com filme plástico e deixe crescer por 1 hora e então verifique se a massa dobrou mesmo de tamanho. Caso contrário, deixe mais uns minutos. Enfarinhe levemente uma superfície, retire a massa da máquina, ajeite em uma bola e parta-a em duas para facilitar. Polvilhe farinha e abra com altura entre 0,5 cm ou um pouco mais, contudo não mais que 1 cm. Corte com o cortador de donuts ou use alternativamente dois copos (no caso, um de uísque, por exemplo, para as bordas, e um de vodka ou licor para o centro. Rejunte as aparas e abra a massa de novo. A forma toróide, ou de “rosquinha” faz sentido na hora de fritar para que a massa não fique crua no centro. Se quiser fazer como sonhos, deixe a massa mais fina e o óleo menos quente. Ponha os donuts cortados em uma bandeja polvilhada e deixe crescer por uns trinta minutos ou até que triplique de espessura. Faça a cobertura enquanto a massa cresce.

COMO FRITAR: Aqueça o óleo a uma temperatura menor que a habitual para frituras – 170°C – (teste com um pedacinho da massa: não deve borbulhar muito) e com uma espátula vá colocando os donuts, poucos por vez, e virando até que estejam corados. Escorra e ponha em muito papel absorvente. Deixe esfriar completamente numa grade antes de pôr a cobertura.

COBERTURA: Derreta o chocolate em banho-maria ou micro-ondas e bata levemente com o creme de leite. Mantenha aquecido. Mergulhe o topo dos donuts no chocolate. Se quiser, polvilhe castanhas, confeitos ou granulado. Espere esfriar completamente antes de servir para o chocolate ficar firme.

Confira no nosso canal do Youtube o vídeo com a Chef ensinando como preparar os donuts!

CURTA o vídeo e INSCREVA-SE no canal! Temos diversas receitas deliciosas para você aprender a fazer!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*