Como um modo de homenagear esse dia tão especial para o nosso estado, escolhemos compartilhar a receitada tradicional de Roda de Carreta, que nada mais é que, um “lanche” da culinária campeira do Rio Grande do Sul.
Conhecida por revigorar, alimentar e suprir os tropeiros e as crianças em uma vida que tinha a lida do campo como base. Seu formato lembra o de uma roda de carreta e também sua força e resistência para aguentar o trabalho pesado.
Conta a lenda que enquanto as mães gaúchas preparavam pães e massas, as crianças ficavam pulando ansiosos na volta. Incomodadas com essa situação, fritavam uma parte da massa na banha, e serviam com café ou com leite.
Pode ser servida também com açúcar, mel, canela, manteiga, doce de fruta.
Não importa o acompanhamento, essa iguaria é uma delícia. Vamos aprender?
Ingredientes
1 kg de farinha de trigo.
10 gramas de fermento biológico seco.
1/2 litro de água morna.
Uma pitada de açúcar.
Sal a gosto.
Modo de fazer
Disponha a farinha em um recipiente largo, faça um furo no meio e acrescente o fermento, o açúcar e metade da água. Deixe o fermento crescer. Quando o fermento tiver levedado misture com a farinha e o sal. Vá amassando e misturando o restante da água até ficar consistente.
Quando chegar a esse ponto coloca-se aos poucos óleo para a massa ficar macia e desprender da mão. Quando não estiver mais “grudenta” está pronta e é só esticar e soltar na fritura.
Dica: fritar na banha de porco da um sabor tradicionalmente especial 🙂
E um Feliz Dia do Gaúcho a todos!
Essa receita está errada. Tem fermento demais.
Michele, obrigada, já ajustamos.